Tradutor da Página

Faça aqui a sua JUAG BUSCA e PESQUISA Rápida!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

QIC - Quociente de Inteligência Corporal‏


Uma das definições mais usadas para definir o termo inteligência aparece num relatório da Associação Americana de Psicologia chamado "Intelligence: Knowns and Unknowns", de 1995 que determina o seguinte:

"Os indivíduos diferem na habilidade de entender idéias complexas, de se adaptar com eficácia ao ambiente, de aprender com a experiência, de se engajar nas várias formas de raciocínio, de superar obstáculos mediante pensamento. Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes: o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de inteligência são tentativas de aclarar e organizar este conjunto complexo de fenômenos."

Seguindo o conceito de múltiplas inteligências, que propõe uma visão pluralista da mente, ampliando o conceito de inteligência única para o de um feixe de capacidades. Segundo esse conceito inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitário. Assim se propõe uma nova visão da inteligência, dividindo-a em 7 diferentes competências que se interpenetram, pois sempre envolvemos mais de uma habilidade na solução de problemas. Elas são:

:: Inteligência Verbal ou Lingüística: habilidade para lidar criativamente com as palavras.
:: Inteligência Lógico-Matemática: capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo.
:: Inteligência Cinestésica Corporal: capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis.
:: Inteligência Espacial: noção de espaço e direção.
:: Inteligência Musical: capacidade de organizar sons de maneira criativa.
:: Inteligência Interpessoal: habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro.
:: Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo.

Quando temos o foco na Inteligência Cinestésica Corporal, o seu desenvolvimento, como o de qualquer outra está totalmente ligado a quanto e como você a estimula.

O JUAG prentende ser além de um programa de educação com valores e principíos cristão, visa ainda estimular a leitura e a comunicação sádia dos jovens, condicionado o físico num processo de educação, que ensina a qualquer indivíduo a ter mais domínio sobre seu corpo, e explorar todo o seu potêncial de movimento.

A tradução desse elementos é feita de forma específica em função dos objetivos, demandas e possibilidade de cada indivíduo, mas independente desses parâmetros o fator em comum a todos é a conexão desses elementos para fazer com que isso produza um aumento do Quociente de Inteligência Corporal (QIC), isto é, o que você consegue fazer com seu corpo, para resolver os problemas encontrados na sua realidade, e usando-o como uma ferramenta funcional.
Prof.Johnathan Charllys de Oliveira JUAG_Jovens com Unção, Amor e Graça Estação Graça_Movimento Bússola

Nenhum comentário:

Postar um comentário