Tradutor da Página

Faça aqui a sua JUAG BUSCA e PESQUISA Rápida!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Por quê EU SOU ASSIM?!


Vez por outra me pego, trocando uma idéia com o meu EU INTERIOR. Perguntando, e na maioria das vezes me questionando, O PORQUE sou assim, ou assado?!Porque hajo, de algumas maneiras, em determinadas situações e em outras deixo de AGIR. Será que só eu sou assim? Será que você, como eu, já se perguntou PORQUE VOCÊ É ASSIM?!Você já se perguntou, como é formada a sua personalidade?!Pois bem, é pra isso que venho "resenhar" com você...Afinal de contas, nosso BLOG, tem a missão de esclarecer, tirar dúvidas, informar, instruir e alimentar jovens!Essa mensagem é baseada numa ministração do Pastor Max Weber e o livro TEMPERAMENTOS TRANSFORMADOS! Portanto espero que aproveite, e se julgar JUSTO, compartilhe com seus amigos divulgando o acesso!
A PERSONALIDADE de uma pessoa é formada pela soma do seu caráter com o seu temperamento.O meio pode te influenciar de várias maneiras, mas muito vem herdado pela famosa "carga genética". Só para ter uma breve noção, CÁRATER é a escala de valores (o que achamos que é bom ou ruim, justo e injusto, prioritário ou não) que construímos na medida em que crescemos. Alguém tem um bom caráter quando sua escala de valores se harmoniza com aquilo que é mais aceito pela sociedade como sendo algo bom e justo. Já no caso do cristão, uma pessoa tem bom caráter quando sua escala de valores está de acordo com a vontade de Deus expressa em sua Palavra.O caráter pode ser modificado. Mas hoje vamos frisar mesmo, é a cerca do temperamentos...Você saberia definir o que é TEMPERAMENTO?!
Temperamento é o conjunto de hormônios e outras substâncias bioquímicas que induzem ou afetam o comportamento do homem.
O cristão crê que todos nascem com um temperamento, e que O MEIO influência nossa maneira de ser, porém, não a ponto de determinar o que seremos essencialmente. Todo temperamento possui características positivas e negativas. Não podemos mudar de temperamento durante nossa vida.
Hoje há pelo menos treze teorias acerca do temperamento. Porém, a mais lógica, útil, e coerente com a Bíblia, continua sendo a teoria dos quatro temperamentos. Hipócrates, pai da medicina (460 a 370 a.C.) foi o primeiro a levantar essa questão. Emmanuel Kant, 1798, voltou a divulgar a teoria com bastante sucesso.

O uso e abuso da ferramenta
A teoria dos quatro temperamentos é um instrumento valioso para autocompreensão.
Porém, se utilizada indiscriminadamente, poderá resultar em ofensa e humilhação. Por isso, devemos ter alguns cuidados:
o
Não devemos analisar o temperamento de outra pessoa, a não ser que isso vá melhorar o seu relacionamento com ela.
o
Procure não dizer para uma pessoa qual o temperamento dela, a não ser que ela lhe peça.
o
Não use o temperamento como desculpa para mau comportamento. O temperamento EXPLICA, mas NÃO JUSTIFICA.
Em vez de culpar o temperamento pelas aberrações de comportamento, o indivíduo deve reconhecer seus defeitos natos e permitir que o Espirito Santo os transforme.

Saiba discernir seu temperamento
Vários fatores devem ser lembrados quando você estiver procurando descobrir o sem temperamento.

1.
Ninguém se caracteriza por um só temperamento
o
Não só nossos pais contribuíram para a formação do nosso temperamento, mas também nossos avós e até bisavós.
o
Há dois e até três temperamentos em nós.
o
Porém, um sempre se destacará: 70% co; 30% mel.
2.
O temperamento é um material ainda tosco quando nascemos, e na medida em que crescemos amadurecemos e equilibramos as coisas.
o
Quanto mais o tempo passa mais difícil se torna discernir o temperamento de alguém maduro.
o
E com a ação do Espírito essa transformação se dá de forma mais radical ainda.
o
Um 70% fleumático e 30% sanguíneo, após a plenitude espiritual, pode se tornar 55% sanguíneo e 45% fleumático.
3.
A idade ideal para diagnosticar o temperamento é entre 15 e 35 anos.
4.
A condição física também pode afetar o diagnóstico.
Ex: A Agitação de um sangüíneo, não será a mesma quando enfermo. O mesmo de um melancólico emocionado...

5.
Um trauma pode alterar completamente o comportamento de uma pessoa, a tal ponto de um sanguíneo se comportar como um melancólico.
Ex: A perda de um grande amor, de um ente querido...

6.
Não há um temperamento melhor do que outro.
Há uma força divina para cada fraqueza humana através da plenitude do Espírito – Gálatas l 5.22-23

A pessoa sangüínea é alegre e esperançosa; atribui grande importância àquilo que está fazendo no momento, mas logo em seguida podê esquecê-lo. Ela tem a intenção de cumprir suas promessas, mas não as cumpre por nunca tê-las levado suficientemente a sério a ponto de pretender vir a ser um auxílio para os outros. O sangüíneo é um mal devedor e pede constantemente mais prazo para pagar. É muito sociável, brincalhão, contenta-se facilmente com muito pouco, não leva as coisas muito a sério, embora não sendo propriamente mau, tem dificuldades em deixar de pecar e/ou cometer seus erros; ele pode se arrepender, mas sua contrição (que jamais chega a ser um sentimento de culpa) é logo esquecida. Ele se cansa e se entedia facilmente com o trabalho, mas constantemente se entretém com coisas de somenos _ o sangüíneo carrega consigo a instabilidade, e seu forte não é a persistência.
As pessoas com tendência para a melancolia atribuem grande importância a tudo o que lhes concerne. Descobre em tudo uma razão para a ansiedade e em qualquer situação notam primeiro as dificuldades. Nisso são inteiramente o contrário da pessoa sangüínea.
Não fazem promessas com facilidade, porque insistem em cumprir a palavra, em pesa-lhes considerar se será ou não possível cumpri-las. Em outras palavras, têm medo de não cumpri-las por serem consideradas pessoas que preservam sua reputação. Agem assim, não devido a considerações de ordem moral, mas ao fato de que o inter-relacionamento com os outros preocupa sobremaneira o melancólico, tornando-o cauteloso e desconfiado. É por esta razão que a felicidade lhe foge.
Dizem do colérico que ele tem a cabeça quente, fica agitado com facilidade, mas se acalma logo que o adversário se dá por vencido. Ele se aborrece, mas seu ódio não é eterno. Sua reação é rápida, mas não é persistente. Mantém-se sempre ocupado, embora o faça a contragosto, justamente porque não é perseverante; prefere dar ordens, mas aborrece-o o ter de cumpri-las. Gosta de ver reconhecido o seu trabalho e adora ser louvado publicamente. Dão muito valor as aparências, à pompa e à formalidade; é orgulhoso e cheio de amor próprio. É avarento, polido e cerimonioso; o maior golpe que pode sofrer é uma recusa a obedecerem a suas determinações. Enfim, o temperamento atrairá oposição.
Fleuma significa falta de emoção e não preguiça; implica uma tendência a não se emocionar com facilidade nem se mover com rapidez, e sim com moderação e persistência. A pessoa fleumática se aquece vagarosamente, mas retém por mais tempo o calor humano. Age por princípio, não por instinto; seu temperamento feliz pode suprir o que lhe falta em sagacidade e sabedoria. Ela é criteriosa no trato com outras pessoas e geralmente consegue o que quer, persistindo em seus objetivos, enquanto, aparentemente, está cedendo aos outros.
Espero que tenha sido significativo esse nível de revelação em seu coração...

Agora, deixo um resumão, mencionando sobre as principais qualidades, defeitos, profissões e personagem bíblico familiares a cada temperamento!

ü Sanguíneo

o Qualidades

§ Comunicativo

§ Destacado

§ Entusiasta

§ Afável

§ Simpático

§ Bom

§ companheiro

§ Compreensivo

§ Crédulo

o Defeitos

§ Pusilânime

§ Volúvel

§ Indisciplinado

§ Impulsivo

§ Inseguro

§ Egocêntrico

§ Barulhento

§ Exagerado

§ Medroso

o Profissões

§ Atores

§ Vendedores

§ Oradores

o Personagem bíblico

§ Pedro

ü Melancólico

o Qualidades

§ Habilidoso

§ Minucioso

§ Sensível

§ Perfeccionista

§ Esteta

§ Idealista

§ Leal

§ Dedicado

o Defeitos

§ Egoísta

§ Amuado

§ Pessimista

§ Teórico

§ Confuso

§ Anti-social

§ Crítico

§ Vingativo

§ Inflexível

o Profissões

§ Artistas

§ Músicos

§ Inventores

§ Filósofos

§ Mestres

o Personagem bíblico

§ Moisés

ü Colérico

o Qualidades

§ Enérgico

§ Resoluto

§ Independente

§ Otimista

§ Prático

§ Eficiente

§ Decidido

§ Líder

§ Audacioso

o Defeitos

§ Iracundo

§ Sarcástico

§ Impaciente

§ Prepotente

§ Intolerante

§ Vaidoso

§ Auto-suficiente

§ Insensível

§ Astucioso

o Profissões

§ Produtores

§ Construtores

§ Líderes

o Personagem bíblico

§ Paulo

ü Fleumático

o Qualidades

§ Calmo

§ Tranqüilo

§ Cumpridor

§ Eficiente

§ Conservador

§ Prático

§ Líder

§ Diplomata bem-humorado

o Defeitos

§ Calculista

§ Temeroso

§ Indeciso

§ Contemplativo

§ Desconfiado

§ Pretensioso

§ Introvertido

§ Desmotivado

o Profissões

§ Diplomatas

§ Administradores

§ Professores

§ Técnicos

o Personagem bíblico

§ Abraão

“Confia o teu caminho ao Senhor, confia n`Ele, e o mais Ele fará”.

Salmos 37.5

Prof.Johnathan Charllys de Oliveira (Tio Jota//JohnJohn)
JUAG_Jovens com Unção, Amor e Graça
Estação Graça_Movimento Bússola & Free Style

Um comentário:

  1. otima palavra é muito bom a gente se conhecer ate para saber como lidar com o nossos defeitos e ter um bom relacionamento com todos!!

    ResponderExcluir